terça-feira, maio 02, 2006

(dica)Em Legítima Defesa

Numa empresa onde o chefe é exigente além dos limites (e, infelizmente, existem muitas em que isso acontece), é preciso seguir algumas dicas para tentar uma convivência mais saudável, tornando o trabalho mais produtivo e o ambiente menos estressante. Veja algumas dicas para se defender dos patrões carrascos:
1. Nunca enfrente seu chefe sob emoção ou em público. Brigar com o mais forte não é sinal de inteligência.

2. Reflita sobre a situação e tente identificar possíveis erros — os seus e os dele.

3. Peça a amigos, colegas e familiares que façam uma análise imparcial de seu comportamento. Luz nova pode surgir.

4. Verifique se, apesar de profissionais e claras, suas razões não são levadas em consideração pelo chefe. Pode ser o indício de que o problema é pessoal.

5. Ainda no caso acima, raciocine o mais friamente possível, anote os pontos principais e, somente depois, peça para falar com ele. Solicite ajuda para seu problema e demonstre a situação sob sua ótica. Talvez se surpreenda com a mudança inesperada de atitude dele.

6. Procure experimentar novas abordagens e evite as que o irritam facilmente.

7. Proponha a seu chefe soluções para um relacionamento mais harmônico e justo. Se aceitas, comprometa-se com elas e selem um acordo.

Se, depois disso tudo, você não conseguiu mudar a relação, registre os fatos no papel e tente mudar de setor ou de emprego. Mas só faça isso em último caso. Sair nem sempre resolve, porque o problema pode se repetir em outros lugares.

Fonte: Revista Fly

Um abraço,

Nenhum comentário: